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terça-feira, 10 de outubro de 2017

Interação e interatividade

Interação e interatividade

Interação e interatividade são assuntos em alto nesse momento em que a internet oferece a cada dia mais ferramentas para tarefas cotidianas. Na educação não é diferente, hoje a educação a distância já uma realidade no Brasil, e para que a educação a distância seja proveitosa para o aluno precisa haver interação e interatividade.
De acordo com o dicionário Aurélio a palavra “interação” significa “ uma ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas, ou duas ou mais pessoas”, quanto a palavra “Interatividade” é definida como “capacidade (de um equipamento ou sistema de comunicação ou sistema de computação, etc.) de interagir ou permitir a interação”. O mesmo dicionário afirma que o termo “interatividade” está relacionado com o termo “interativos” que é a capacidade de um “recurso, meio, ou processo de comunicação permitir ao receptor interagir ativamente com o emissor”.
Apesar de existir divergência entre diferentes grupos de autores sobre a equivalência entre o termo Interação e Interatividade. É importante ressaltar que a Interação é inerente aos seres humanos e ocorre quase sempre quando duas ou mais pessoas se comunicam. Já a Interatividade tem relação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), ocorre quando duas ou mais pessoas interagem tendo como mediador alguma interface tecnológica.
Segundo Belloni (2008), a interação e quando existe uma ação recíproca entre dois ou mais atores onde ocorre intersubjetividade, em outras palavras ele fala que é o encontro de duas pessoas que pode ser direta ou indireta, o autor Primo (2005) complementa falando que a interação não deve ser vista como uma característica do meio, e sim como um processo que os integrantes desenvolvem.
Para Lemos (2000), interatividade é um caso específico de interação, a interatividade digital, compreendida como um tipo de relação tecno-social, ou seja, como um diálogo entre homem e máquina, através de interfaces gráficas, em tempo real.


Recursos Educacionais

Um Recurso Educacional Digital é, na prática, um arquivo digital utilizado como ferramenta de ensino para apoiar o aprendizado.
Ao invés de indicar o produto final como um arquivo digital, já que este é um termo do domínio da informática, o termo recurso digital se torna mais adequado. O termo educacional, associado a expressão, indica sua finalidade.
No domínio do uso de tecnologias digitais na educação, existem diversos outros termos que indicam o mesmo tipo de recurso, porém, com nomes diferentes. Os novos nomes são adaptados para indicar, de forma mais precisa, a finalidade a que se destinam, podendo indicar funcionalidades dirigidas ao aprendizado, ao ensino ou a educação.
Dependendo da metodologia utilizada na aplicação, um mesmo recurso digital pode ser classificado de diversas formas, por exemplo, pode ser classificado como um Objeto de Aprendizagem Digital ou Material Didático Interativo.
Do ponto de vista da tecnologia, um recurso digital é um arquivo digital, isso significa que, pode ser um arquivo de imagem, como por exemplo um vídeo, uma foto, uma ilustração, uma animação; ou um arquivo de áudio, como por exemplo uma música, uma gravação, um som, um toque, um áudio-livro; ou um tipo específico de documento, como por exemplo, um texto, uma planilha, uma apresentação; ou, ainda, um tipo específico de arquivo associado a uma aplicação especializada, como por exemplo, arquivos de CAD, de aplicativos de simulação matemática, física, anatomia, etc.
Um excelente recurso educacional aberto na área da informática é o codecademy, que   é um site que possuí uma plataforma interativa online e oferece aulas gratuitas de codificação em linguagens de programação como jQuery, Javascript, Python, Ruby, PHP, JAVA bem como as linguagens de marcação, incluindo HTML e CSS. O serviço funciona de maneira que os usuários progridam nas lições, avançando com mais códigos progressivamente na medida que se aprende.
Em janeiro de 2014, o site teve mais de 24 milhões de usuários que completaram mais de 100 milhões de exercícios. A Codecademy recebeu diversas avaliações positivas de blogs e sites, incluindo o New York Times e a TechCrunch. Cada indivíduo que entra tem seu próprio perfil. Para motivar os usuários a participar, o site oferece feedback e emblemas ao completar exercícios. Há também glossários HTML e CSS disponíveis em cada aula. Além disso, o site permite qualquer pessoa criar e publicar um novo curso usando a ferramenta Criador de Curso. Codecademy também disponibiliza um fórum onde entusiastas, programadores iniciantes e avançados possam interagir e ajudar uns aos outros. Para alguns cursos existem as chamadas 'sandboxes' onde os usuários podem testar seu código.
Um recurso educacional de estudo de línguas estrangeira é o Duolingo, o aplicativo promete que seus usuários irão aprender outro idioma jogando. Duolingo é um site web de ensino de idiomas gratuito que utiliza uma plataforma crowdsourcing de tradução de textos. O serviço funciona de maneira que os usuários progridam nas lições ao mesmo tempo que traduzem conteúdo real da internet. O Duolingo está disponível na Web, iOS, Android e Windows Phone. Em 11 de novembro de 2011 sua empresa criadora lançou a versão beta privada, acumulando uma lista de espera composta por mais de 300 mil usuários, sendo posteriormente lançada ao público em geral no dia 19 de junho de 2012. Em 2016 o Duolingo possui cerca de 120 milhões de usuários cadastrados.

Atividade Didática

Atividade desenvolvida para alunos de programação orientada objeto de um curso e informática.
                O objetivo geral é desenvolver o trabalho em equipe no desenvolvimento de softwares, que é o que é usado no mercado de trabalho.
                Objetivos específicos, será conhecer nova linguagem de programação assim como ferramentas de particionamento de código.
                A proposta será dividir a turma em grupos simulando uma equipe de desenvolvimento, onde terá um grupo que serão os analistas de sistemas, um grupo de DBAs, uma de Designer, 3 esquipes de desenvolvimento, uma esquipe de testes.
                A equipe de analistas deve desenvolver o projeto do software e realizar a documentação, com a documentação a esquipe de Disigner e os DBAs começam a desenvolver o layout e o banco de dados do sistema, baseados pela documentação, também em posse da documentação os programadores devem se dividir e desenvolver o software com o auxílio de uma ferramenta de particionamento de código, após isso a equipe de teste deve testar o software, caso seja encontrados problemas deve-se se voltar nesse ciclo e resolver os problemas.
                Coma a atividade deve ser extensa todos os alunos devem se envolver em todas as etapas do desenvolvimento do software.


Conclusão

                A interação interpessoal ou interação social como uma relação de interdependência entre duas ou mais pessoas, onde a ação de cada uma depende da ação do outro (falar… ouvir… argumentar). Numa interação interpessoal (que caracteriza a comunicação humana), temos três fatores: os participantes, a relação em si e o contexto.
Atividades planejadas levando os termos “interação” e “interatividade” em consideração, fazem com que o processo de ensino aprendizagem seja mais interessante para o aluno, além de menos cansativos. Pois o padrão de alunos vem mudando a forma de se ensinar.


Referência

BELLONI, M. L. Educação a distância. 5o ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

BELLONI, Maria Luiza. Ensaio sobre a Educação a Distância no Brasil.
Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002.

LEMOS André. Anjos interativos e retribalização do mundo: sobre interatividade e interfaces digitais. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/interac.html Acesso em: 24/09/17.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

PRIMO, A. Enfoques e desfoques no estudo da interação mediada por computador. 2005.


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