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quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Outsourcing



Outsourcing (em inglês, "Out" significa "fora" e "source" ou "sourcing" significa "fonte") designa a ação que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada. Está fortemente ligado a idéia de sub-contratação de serviços.
Em outras palavras, "Outsourcing" é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada.
A contratação de serviços periféricos visa reduzir custos internos aproveitando o "know how" e a especialização de empresas externas que, em determinadas áreas específicas, se revelam como opção mais vantajosa, permitindo maiores rentabilidades.
O Outsourcing, fruto da crescente rentabilidade evidenciada por algumas empresas que recorrem a estes serviços, tem vindo a crescer de forma significativa ao longo do tempo.
O modo como é estabelecido tem conhecido diferentes formas ao longo dos tempos. O modelo de negócio que começou por ser estabelecido com base num simples acordo comercial entre duas entidades, foi evoluindo para outras formas de relacionamento onde a perspectiva de partilha de custo / benefício passou a estar presente. Em determinadas situações, a colaboração tem conduzido mesmo a novos projetos conjuntos.
Uma das formas de outsourcing que tem vindo a adquirir maior protagonismo é a wikização de algumas tarefas e/ou componentes, nomeada, mas não exclusivamente no domínio da tecnologia informática. O livro Wikinomics, de Don Tapscott, apresenta muitos exemplos de situações em que a fronteira entre o que constitui a utilização de meios da empresa e a colaboração de entidades externas se torna um processo tão fluído e dinâmico que, assiduamente, é de algum modo indiferente aferir a propriedade intelectual e a correspondente remuneração do contributo.
Na realidade, no modelo Wikinomics, a conceito de recompensa das entidades que externamente contribuem adquire a forma de ganhos de notoriedade, de reconhecimento público ou, muito simplesmente, o contributo é dado sem outra expectativa que não a gratificação pessoal de ter sido resolvido um desafio intelectual.

Benefícios

  • Acessos a novos recursos humanos e tecnologia.
  • Maior visibilidade dos custos.
  • Controle claro e objetivo de cronogramas.
  • Objetividade na negociação.
  • Transferência do risco de parte da atividade para terceiros
  • Acesso a um serviço mais especializado
  • Possibilidade de prescindir de recursos não justificados em algumas Pequenas ou Médias Empresas PME's
  • Potenciais ganhos derivados da economia de escala que resultam da empresa subcontratada poder aceder a um agregado de empresas, otimizando os custos e serviços.

Riscos

  • Resultados nem sempre correspondentes ao esperado.
  • Custos por vezes ficam além do previsto.
  • Dependência de parceiros pouco compromissados.
  • Falta de conhecimento do negócio por parte dos outsourcers.
  • Perda de controle e segurança.


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