Outsourcing
(em inglês, "Out" significa "fora" e "source" ou
"sourcing" significa "fonte") designa a ação que existe por
parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja,
mão-de-obra terceirizada. Está fortemente ligado a idéia de sub-contratação de
serviços.
Em outras palavras, "Outsourcing" é a
transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as
atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada.
A contratação de serviços periféricos visa
reduzir custos internos aproveitando o "know how" e a especialização
de empresas externas que, em determinadas áreas específicas, se revelam como
opção mais vantajosa, permitindo maiores rentabilidades.
O Outsourcing, fruto da crescente rentabilidade
evidenciada por algumas empresas que recorrem a estes serviços, tem vindo a
crescer de forma significativa ao longo do tempo.
O modo como é estabelecido tem conhecido
diferentes formas ao longo dos tempos. O modelo de negócio que começou por ser
estabelecido com base num simples acordo comercial entre duas entidades, foi
evoluindo para outras formas de relacionamento onde a perspectiva de partilha
de custo / benefício passou a estar presente. Em determinadas situações, a
colaboração tem conduzido mesmo a novos projetos conjuntos.
Uma das formas de outsourcing que tem vindo a
adquirir maior protagonismo é a wikização de algumas tarefas e/ou componentes,
nomeada, mas não exclusivamente no domínio da tecnologia informática. O livro
Wikinomics, de Don Tapscott, apresenta muitos exemplos de situações em que a
fronteira entre o que constitui a utilização de meios da empresa e a
colaboração de entidades externas se torna um processo tão fluído e dinâmico
que, assiduamente, é de algum modo indiferente aferir a propriedade intelectual
e a correspondente remuneração do contributo.
Na realidade, no modelo Wikinomics, a conceito de
recompensa das entidades que externamente contribuem adquire a forma de ganhos
de notoriedade, de reconhecimento público ou, muito simplesmente, o contributo
é dado sem outra expectativa que não a gratificação pessoal de ter sido
resolvido um desafio intelectual.
Benefícios
- Acessos a novos recursos humanos e tecnologia.
- Maior visibilidade dos custos.
- Controle claro e objetivo de cronogramas.
- Objetividade na negociação.
- Transferência do risco de parte da atividade para terceiros
- Acesso a um serviço mais especializado
- Possibilidade de prescindir de recursos não justificados em algumas Pequenas ou Médias Empresas PME's
- Potenciais ganhos derivados da economia de escala que resultam da empresa subcontratada poder aceder a um agregado de empresas, otimizando os custos e serviços.
Riscos
- Resultados nem sempre correspondentes ao esperado.
- Custos por vezes ficam além do previsto.
- Dependência de parceiros pouco compromissados.
- Falta de conhecimento do negócio por parte dos outsourcers.
- Perda de controle e segurança.
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